A manhã desta quarta-feira (25) foi de frio intenso em Capivari, que registrou a menor temperatura do ano até agora: 0,4°C. O dado é da estação meteorológica do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO), instalada na sede da Canacap, que apontou o registro por volta das 7h.
A mínima foi provocada pela atuação de uma massa de ar polar sobre a Região de Campinas, da qual Capivari faz parte. Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a frente fria que chegou ao estado entre os dias 24 e 25 traria queda brusca nas temperaturas. A previsão inicial era de mínimas em torno dos 7°C, mas o frio superou as expectativas.
Além da mínima de 0,4°C, a cidade também teve máxima de 20°C ao longo do dia, mantendo uma grande amplitude térmica. A média das últimas 24 horas confirma o cenário de forte resfriamento.
Com a queda acentuada das temperaturas, a Prefeitura de Capivari faz um alerta à população para redobrar os cuidados com os grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas em situação de rua. A orientação é para que todos se mantenham agasalhados, evitem exposição ao frio e contribuam com a rede de proteção social do município sempre que possível.
A Defesa Civil de Capivari segue em alerta e pode ser acionada 24 horas pelo número 153 ou pelo aplicativo “153 Capivari”, disponível gratuitamente para Android e iOS. Já o Corpo de Bombeiros pode ser chamado pelo telefone 193.