A Defesa Civil de Capivari reforçou suas ações no combate a incêndios e queimadas como parte da Operação Estiagem – São Paulo Sem Fogo 2025. A fase vermelha da operação começou em 1º de junho e segue até 30 de setembro. O objetivo é intensificar as ações de prevenção, já que esse é o período mais seco do ano e, por isso, mais propenso a focos de fogo.
Capivari não registra chuva desde o dia 28 de junho. A falta de umidade no ar, aliada à poluição e às altas temperaturas, agrava problemas respiratórios e cardiovasculares. Doenças como asma, bronquite, rinite, e até AVC e infarto, podem ser agravadas pela fumaça das queimadas.
Segundo a Defesa Civil, a cidade registra diariamente de duas a três ocorrências relacionadas ao fogo. “A maioria dos casos é provocada por ações criminosas. Por isso, nossas rondas foram reforçadas nos pontos mais críticos”, destacou a corporação.
Além das rondas, a equipe também trabalha na conscientização da população e reforça que queimadas são proibidas, mesmo em terrenos particulares. A Lei Federal 9.605/98 e a Lei Municipal 6.347/2022 proíbem qualquer tipo de queimada. A multa pode chegar a R$ 19.960,00.
Recomendações da Defesa Civil para o período seco:
– Evite se expor ao sol entre 10h e 17h
– Hidrate-se com frequência, principalmente crianças e idosos
– Use umidificadores ou toalhas molhadas nos ambientes
– Lave as mãos com frequência e evite levá-las à boca e nariz
– Mantenha a casa limpa, evitando o uso de vassouras que levantam pó
Portanto, é essencial que todos façam sua parte. Denuncie queimadas e evite práticas que coloquem em risco a saúde e o meio ambiente.