Com a intensificação do frio em Capivari, a Prefeitura segue com a operação de acolhimento à população em situação de rua. Desde o dia 28 de maio, o Ginásio de Esportes Ronaldo Zaidan Pellegrini, o Ronaldão, localizado na Avenida José Annichino, permanece aberto todas as noites para receber essas pessoas.
O atendimento ocorre diariamente, das 20h às 22h30, oferecendo abrigo temporário para garantir proteção contra as baixas temperaturas. A ação conta com o trabalho conjunto das equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Esportes e Guarda Civil.
Na manhã seguinte ao pernoite, os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social fazem os encaminhamentos ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), onde são ofertados café da manhã, banho e troca de vestimentas.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Luciana Amaral, o programa Novos Rumos – CREAS está intensificando as abordagens sociais nos principais pontos da cidade onde há concentração de pessoas em situação de rua. “Nosso objetivo é conscientizá-las sobre os riscos de permanecer nas ruas em noites frias como as que estão por vir”, destacou.
A secretária reforça ainda que o acolhimento é voluntário. Para aqueles que recusarem a ida ao abrigo, a equipe distribui cobertores como alternativa emergencial. “Cada pessoa tem o direito de decidir, mas nossas equipes seguem oferecendo os serviços das unidades socioassistenciais”, completou.
Nesta quarta-feira (25), Capivari registrou a menor temperatura do ano até o momento. Segundo dados do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO), os termômetros marcaram 0,4°C às 7h, intensificando a necessidade de medidas de proteção social para os mais vulneráveis.